
Luxação Acromioclavicular
A luxação acromioclavicular acontece quando os ligamentos na parte superior do ombro, onde a clavícula (osso da frente) encontra a escápula (osso das costas), são esticados ou rasgados. Isso pode ocorrer devido a uma queda direta no ombro ou um impacto forte.
Imagina um cabo de guerra entre a clavícula e a escápula. Se esse cabo se rompe, a clavícula pode se mover para cima, causando uma luxação acromioclavicular.
Os sintomas mais comuns são dor na parte superior do ombro, inchaço e sensibilidade ao toque e às vezes, é possível ver ou sentir uma elevação anormal na região lesionada.
A luxação acromioclavicular é classificada em graus, de I a VI, com base na gravidade. O tratamento varia de acordo com a classificação. Mas, geralmente inclui repouso, compressa com gelo, fisioterapia, imobilização e se a luxação for grave, a cirurgia pode ser considerada para reconstruir os ligamentos.
A maioria das luxações acromioclaviculares responde bem ao tratamento. Com o devido cuidado e seguindo as orientações, a recuperação pode ser completa.
